Fronteiras Educação reúne jovens para debater "O Futuro do Planeta"

Postado em nov. de 2016

Educação | Sustentabilidade

Fronteiras Educação reúne jovens para debater "O Futuro do Planeta"

No ano em que o desastre de Chernobyl completa três décadas, o Fronteiras Educação reúne mais de mil jovens para debater os impactos do homem no mundo e refletir sobre o futuro do planeta.


Compartilhe:


Em 2016, o desastre de Chernobyl completa 30 anos. É tempo de refletir sobre o impacto da ação do homem no planeta. Desde que habita a Terra, o ser humano tem deixado sua marca. Em alguns momentos, a ação humana possibilitou grande desenvolvimento econômico e tecnológico. Mas, em outros, registrou catástrofes que mudaram a história.

A ação do homem no mundo é dual: por um lado, o aumento da população levou nosso planeta a um padrão insustentável de consumo, mas, por outro, nunca antes foram pensadas tantas soluções e projetos para tornar o mundo um lugar melhor, com métodos de produção que possibilitem uma vida de qualidade e sustentável para todos - no presente e no futuro.

E ninguém melhor para refletir sobre o futuro do que quem nele habitará.

É por isso que o Fronteiras Educação convida estudantes e professores a participarem deste grande debate na sexta-feira, 18. São as novas gerações instigadas a confrontar os desafios que terão que cruzar e os problemas que terão que solucionar. Inscreva-se e participe!

Este encontro do Fronteiras Educação reunirá centenas de jovens, a partir da sexta série do ensino fundamental, com linguagem e recursos apropriados à idade e à visão de mundo do público, com duração de duas horas, tendo como professores especialistas nas temáticas.

No fascículo do evento, sempre entregue ao público presente, estarão as ideias de pensadores como Svetlana Aleksievitch, Prêmio Nobel de Literatura que faz o registro oral de um desastre ambiental, Vandana Shiva, que aborda a importância de valorizarmos a biodiversidade, Peter Sloterdijk, que aponta o esgotamento das matérias-primas no mundo, Jean-Michel Cousteau, que afirma que a natureza é nosso capital mais precioso, e Gro Brundtland, que defende a existência de políticas públicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade.

Fronteiras Educação | Ano 7 I #02 I 2016

O FUTURO DO PLANETA
Local Salão de Atos da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre
Data 18 de novembro
Horário Das 9h às 11h
Informações e inscrições Contate educacao@fronteiras.com e 4020.2050
As vagas são limitadas.

>> Fronteiras Educação é o módulo educacional do Fronteiras do Pensamento e se propõe a criar um espaço de diálogo com alunos e professores sobre alguns temas-chave para a compreensão da contemporaneidade. Premiado com a Medalha de Porto Alegre, o Fronteiras Educação já foi prestigiado por 30 mil pessoas desde a primeira edição, em 2010. Neste ano, a ação educacional tem o patrocínio da Braskem e a parceria institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Compartilhe: