Fronteiras+: trilhas do conhecimento são lançamento do Fronteiras

Postado em nov. de 2022

Literatura | Filosofia | Psicologia e Saúde Mental

Fronteiras+: trilhas do conhecimento são lançamento do Fronteiras

A partir de uma qualificada curadoria, os mais renomados especialistas guiarão você por conteúdos exclusivos sobre literatura, filosofia e saúde mental.


O Fronteiras do Pensamento apresenta novas forma de conexão. O Fronteiras+ é um lançamento produzido a partir de trilhas de conhecimento organizadas por uma qualificada curadoria de um time de professores convidados, que navegam pelas áreas de literatura, filosofia e saúde mental, com as melhores conferências dos mais renomados especialistas.

Os conteúdos foram selecionados para guiar pelos infinitos caminhos de criação da literatura, pelos desafios contemporâneos da filosofia e pela busca de equilíbrio e saúde mental para os novos tempos. Por meio dos bastidores das obras de Alejandro Zambra, Amós Oz, Ian MacEwan, Javier Cercas e Leïla Slimani. Através da filosofia e da pesquisa social de Edgar Morin, Fernando Savater, Manuel Castells, Peter Sloterdijk e Richard Sennett, que nos ajudam a desejar uma sociedade cada vez mais justa. E de Carl Hart, Sidarta Ribeiro, Élisabeth Roudinesco e Maria Homem, que nos põem a pensar: o que fazer de nós mesmos no período em que nos toca viver?

Acesse o site e saiba mais!

Conheça mais sobre cada uma das trilhas:

 

A trilha Literatura – Infinitos caminhos de criação nos conduz pelas reflexões de cinco escritores nascidos no século XX em diferentes países. Suas histórias resgatam trajetórias de vida, peculiaridades de família e aspectos de seus cotidianos, apresentando-se como poderosas ferramentas para a compreensão de que somos parte de um universo em transformação. Num momento em que precisamos de histórias que nos mostrem os diversos caminhos possíveis, nos são revelados os bastidores das obras que tanto admiramos, tendo as criações de Alejandro Zambra, Amós Oz, Ian MacEwan, Javier Cercas e Leïla Slimani como companheiras das nossas vidas. Apresentação e curadoria de Susana Ventura, doutora em Letras pela USP e pesquisadora vinculada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e à Universidade de Paris IV.


A trilha Filosofia – Desafios contemporâneos nos auxilia a pensar questões urgentes que impactam o nosso cotidiano. Das crises climáticas que ameaçam a vida na Terra até a educação necessária que desenvolva habilidades para lidarmos com os problemas e os limites das sociedades e do planeta, nos deparamos com a filosofia e a pesquisa social praticadas por Edgar Morin, Fernando Savater, Manuel Castells, Peter Sloterdijk e Richard Sennett. Suas reflexões passam também pelas dicotomias da globalização, pela fragilidade do sistema financeiro global e por um modelo de capitalismo que precisa ser revisto para que possamos construir uma sociedade cada vez mais justa e digna para todos os seres. Apresentação e curadoria de Rogério Nicolau, mestre em Administração, professor e coordenador do Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade da Universidade de Fortaleza.


A trilha Saúde mental – Equilíbrio para novos tempos nos põe a pensar: o que fazer de nós mesmos no período em que nos toca viver? Para ajudar na busca por respostas, os neurocientistas Carl Hart e Sidarta Ribeiro e as psicanalistas Élisabeth Roudinesco e Maria Homem sugerem leituras do nosso cotidiano, espremido entre a necessidade de produtividade, propósito e sucesso que acaba resultando em cansaço e desesperança. Assim, a crítica que cada intelectual faz sobre temas como depressão, perda de desejo e rompimento de laços sociais podem ofertar alternativas para que cada um convoque para si novas formas de fazer ciência, política e vida em comum, com a ampla gama de recursos culturais e tecnológicos à disposição na atualidade. Apresentação e curadoria de Daniel Omar Perez, psicanalista e doutor em Filosofia pela Unicamp, ph.D. pelas Universidades de Bonn, Alemanha, e Michigan, Estados Unidos.

 

 

Compartilhe