Postado em abr. de 2023
Arte | Ciência | Educação | Literatura
Live apresenta a temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento
Marcelo Gleiser e Fernando Schüler discutem as incertezas e medos contemporâneos
A temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento caminhará entre o caos e a ordem, como um guia para navegar em uma era de incertezas. Os medos e dúvidas que nos cercam representam também o grande desafio para o crescimento humano. O mergulho nas grandes questões que mobilizam a inteligência do planeta foi a tônica da live de lançamento do evento, nessa segunda-feira, 17 de abril. O evento marcou a abertura da venda de ingressos para a 17ª temporada do evento.
O físico Marcelo Gleiser - um dos maiores cientistas do mundo - e o curador do Fronteiras do Pensamento Fernando Schüler - doutor em Filosofia, mestre em Ciências Políticas e Ph.D. pela Universidade de Columbia (EUA) - mapearam as correntes de pensamento que projetam o futuro da humanidade.
Foram do pessimismo estrutural de Yuval Harari (autor de Sapiens), ao otimismo tecnológico do psicólogo Steven Pinker, passando pelas narrativas do historiador Rutger Bregman e pelo transumanismo de Raymond Kurzweil.
Para Gleiser, “a incerteza é fundamental. Se caminharmos na direção do otimismo inocente temos um problema. O pessimismo profundo também não é o melhor caminho”. O cientista defende um novo momento na relação entre o homem e a natureza “dessacralizada” após a Revolução Industrial.
Fernando questionou Gleiser sobre as grandes aflições contemporâneas como o aquecimento global, a teoria do caos, os impactos das inteligências artificiais e o distanciamento social provocado pelas tecnologias digitais.
O físico afirmou que “a ciência não é imune à fraqueza humana de não decidir entre o bem e o mal. Mas, a equação mais importante é a capacidade do ser humano de entender quem é e decidir por onde vai caminhar”.
O curador do evento reforçou a importância da pluralidade de opiniões presente na temporada. Schüler destacou a participação da ativista Nadia Murad que trará retratos de um mundo incômodo e hostil, que usa a violência sexual como arma da guerra suja do terrorismo.
Na mesma direção, Schüler ressalta a segunda participação de Michael Sandel no Fronteiras, como um momento de reflexão, interação e fomento de questionamentos desse grande professor de Harvard.
O curador também citou a escritora Rosa Montero. “Perguntaremos a ela, assim como fizemos com o Gleiser, como a literatura enfrenta essas incertezas”, comentou Schüler.
Essa discussão plural unirá história, neurociência, direito, antropologia, arqueologia, arte e ciência política, em um conjunto de conceitos que faz da temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento um momento único para quem procura uma orientação no caminho de um futuro tão incerto.