'Os movimentos identitários lutam por mais direitos, mas se isolaram em si mesmos'

Postado em jul. de 2022

Psicologia e Saúde Mental | Mulheres Inspiradoras | Social | Ativismo e Causas Humanitárias

'Os movimentos identitários lutam por mais direitos, mas se isolaram em si mesmos'

A Psicanalista e historiadora francesa destaca ideias compartilhadas no livro O eu soberano: ensaio sobre as derivas identitárias.


Élisabeth Roudinesco é a psicanalista e historiadora francesa considerada uma das profissionais mais influentes da atualidade. É reconhecida como uma intelectual polêmica e engajada, e por analisar temas como gênero, imigração e especismo em textos do jornal Le Monde, para o qual escreve há mais de duas décadas.  Também é autora das premiadas biografias Jacques Lacan e Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo.

A francesa é uma das conferencistas da Temporada 2022 - Tecnologias para a vida do Fronteiras do Pensamento. Uma das conferências será em São Paulo, no dia 17 de outubro, outra, em Porto Alegre, em 19 de outubro. Se você ainda não garantiu o seu pacote de ingressos, acesse o site.

A conferencista é graduada em letras e linguística pela Sorbonne, mestre e doutora pela Universidade de Paris VIII. É professora na Universidade de Paris VII e sua obra aborda temas como literatura, feminismo, revolução francesa e judaísmo. Seu mais recente livro, entre os 20 títulos já publicados para mais de 30 idiomas, é O Eu Soberano: ensaio sobre as derivas identitárias

Sobre a obra, que fará seu lançamento oficial no Brasil, aproveitando sua vinda ao Fronteiras do Pensamento, Élisabeth Roudinesco deu uma entrevista para o Jornal O Globo, publicada na edição de 19 de julho.  Nela, o repórter Bolívar Torres destaca que a obsessão do prisma identitário no debate contemporâneo é o assunto de “O eu soberano: Ensaio sobre as derivas identitárias” (Zahar). E que "a autora investiga como a militância progressista teria perdido o seu rumo ao se fixar em infinitos conceitos de gênero e raça e cair no que ela chama de 'os labirintos da interseccionalidade'. O identitarismo da extrema-direita também está em pauta, mostrando como grupos exploram conceitos do século XIX sobre raça e território". A entrevista completa pode ser lida por assinantes, nas versões impressa, digital e no site

Compartilhe


Élisabeth Roudinesco

Élisabeth Roudinesco

Psicanalista francesa

Historiadora e psicanalista francesa, é autora das biografias de Jacques Lacan e Freud.
Ver Bio completa