Postado em dez. de 2021
Sustentabilidade | Economia e Negócios | Governança | Líderes Globais
Pavan Sukhdev responde à Pergunta Braskem
A conferência do economista indiano foi lançada nesta quarta, 08 de dezembro, e encerrou a Temporada 2021.
Referência internacional no tema ambiental, Pavan Sukhdev focou sua conferência no desafio do que ele se chamou de um novo começo, para uma “Nova Economia”, a qual se refere como “Espaçonave Terra”.
Ao longo da noite, respondeu à Pergunta Braskem enviada pelas redes sociais: "Você fala da necessidade de entender o valor daquilo que a natureza nos dá. Como as pessoas podem colocar isso em prática?". E voltou a sua resposta aos responsáveis por políticas nacionais.
Partindo da ideia - que não é nova, como ponderou - de que nosso planeta é finito, isto é, seus "serviços ecossistêmicos", precisamos, enquanto tripulantes dessa nave, a Terra, considerarmos sua finitude em relação às nossas necessidades de produção e consumo.
Diante disso, o conferencista alertou que adotamos um sistema de vida que tem posto a economia em “queda livre”, que recompensa a produção, o consumo e o lucro, mas não a geração de bens e serviços públicos. Isto é, não recompensa os valores sociais criados pelas companhias.
Por isso, seria fundamental desenvolver o que chama de “grande transição”. De uma economia em “queda livre” para uma economia verde e igualitária. “ Uma economia que impacte na segurança e integridade da nossa espaçonave, que reconheça a finitude de nossos recursos, assim como o dano que podemos causar se não tomarmos o cuidado de viver em harmonia com a natureza.”
Pavan Sukhdev apontou que um dos maiores problemas que temos hoje é que medimos apenas uma das dimensões de geração de riquezas para a humanidade que partem das companhias: o PIB, o lucro, o fluxo financeiro. Para que esta transição ao qual defende aconteça, é essencial avaliar o quanto produtos e serviços das companhias afetam a saúde das pessoas, o quanto geram de conhecimento e habilidades positivas ao capital humano, o quanto contribuem para o capital natural do planeta, o quanto destroem ou beneficiam o ecossistema.
Durante sua participação no Fronteiras do Pensamento, Panvan Sukhdev enfatizou a importância da governança e da comunicação no processo de estruturação desta “Nova Economia”.
Pavan Sukhdev
Economista ambiental