Peterson atrai 8 mil pessoas em palestras pelo Fronteiras do Pensamento

Postado em jun. de 2024

Psicologia e Saúde Mental

Peterson atrai 8 mil pessoas em palestras pelo Fronteiras do Pensamento

O influente psicólogo clínico realizou duas apresentações impactantes em solo brasileiro.


Compartilhe:


Um dos intelectuais mais prestigiados da atualidade, Jordan B. Peterson atraiu quase 8 mil pessoas em dois eventos organizados pelo Fronteiras do Pensamento, em São Paulo e Porto Alegre. A apresentação do psicólogo e autor, baseada em seu próximo livro, "We Who Wrestle With God" foi a primeira turnê do canadense no Brasil.

Jordan Peterson, escritor, psiquiatra e ex-professor da Universidade de Toronto, apresentou relatos bíblicos a respeito de sacrifício, disciplina e sofrimento — temas centrais de sua obra — como elementos imprescindíveis para a vida na sociedade moderna.

Narrativas como as de Adão e Eva e de Caim e Abel, destacadas no Antigo Testamento da Bíblia, foram utilizadas pelo pensador para instigar o público a refletir sobre temas como obediência, consciência, responsabilidade pessoal e uma profunda reflexão sobre a busca pela verdade. 

 

“Não há nada mais excitante do que ser responsável e falar a verdade. Apesar de não saber qual vai ser o resultado, se você falar a verdade, o melhor vai acontecer com você”, afirmou Peterson.

Fernando Schüler, cientista político e curador do Fronteiras do Pensamento, abriu a conferência em São Paulo falando sobre a importância da pluralidade de pontos de vista: “Sem diversidade de ideias, o mundo da cultura perde o seu sentido”.

 

 

Explorando a relação entre a cultura ocidental e a Bíblia, enfatizando a importância da verdade, sacrifício e responsabilidade pessoal a partir das alegorias contidas em seus textos. Utilizando a história de Caim e Abel, ele destacou como a inveja e o ressentimento podem levar à destruição. Traçou um paralelo entre a história de Jonas e a baleia com a ressurreição de Cristo, ressaltando o valor da entrega verdadeira aos desígnios do divino.

O psicólogo também discutiu a relevância da oração e da fé na vida moderna, e a necessidade de enfrentar os desafios com coragem e integridade:

 

 

 

“Eu quero investigar o significado político das histórias bíblicas. Em princípio, podemos presumir que os textos da Bíblia servem como um guia para a estrutura da realidade na cultura ocidental".

- Jordan B Peterson.

 

 

 

 

 

 

O Fronteiras do Pensamento continua dedicado a apresentar ao público as ideias que impactam a contemporaneidade, enriquecendo nosso entendimento do mundo e da sociedade em que vivemos, independentemente de concordarmos com elas ou não. 

A diversidade e a liberdade não existem sem tolerância, e sem a exploração dos limites do nosso próprio pensamento. Por isso, cada uma de nossas conferências é um convite ao diálogo, promovendo uma sociedade mais informada, reflexiva e, acima de tudo, humana.

 

Sobre Jordan Peterson:

Psicólogo, palestrante, e autor, que está entre os intelectuais mais relevantes da atualidade. Seu aclamado 12 regras para a vida (2018) já vendeu mais de 7 milhões de cópias. Em Mapas do significado (2021), apresenta uma nova teoria de crença religiosa e política a partir das narrativas dramáticas dos mitos. Esse liberal cristão, inimigo do senso comum, coleciona números surpreendentes. Seu último lançamento no Brasil é Além da Ordem: Mais 12 regras para a vida (2021).

O podcast semanal que apresenta frequentemente está no topo das paradas na categoria Educação. Possui 8 milhões de seguidores no Instagram e 4,9 milhões no X (antigo Twitter). Suas turnês internacionais já atraíram milhares de participantes, esgotando as vendas em mais de 400 locais. Possui uma vasta produção acadêmica com participação em mais de 100 artigos científicos. Durante 20 anos, ministrou alguns dos cursos mais conceituados nas Universidades de Harvard e Toronto.

 

Compartilhe:


Jordan Peterson

Jordan Peterson

Psicólogo clínico e ex-professor de psicologia da Universidade de Toronto

Psicólogo, palestrante, educador, escritor e inimigo do politicamente correto, está entre os intelectuais mais relevantes da atualidade. Seu best-seller "12 regras para a vida" já vendeu mais de 7 milhões de cópias.
Ver Bio completa