Sentidos da vida: conheça a programação do Fronteiras do Pensamento 2019

Postado em mar. de 2019

Filosofia | Cultura

Sentidos da vida: conheça a programação do Fronteiras do Pensamento 2019

Fronteiras 2019 convida o público a mergulhar no mais atemporal dos questionamentos: qual o sentido da vida? Participe das conferências desta temporada.


Compartilhe:


O mundo atual vê o ressurgimento da busca por uma resposta para a vida. Vivemos mais, temos mais opções, mais informações e, portanto, mais dissenso, mais caos interno e externo. 

É justo e esperado o retorno ao grande questionamento: qual o sentido da vida? 

Em 2019, o Fronteiras do Pensamento lhe convida a mergulhar nesta, que é a mais atemporal das questões. Para refletir sobre a temática, o projeto promove conferências com os seguintes convidados: Graça Machel, Paul Auster, Roger Scruton, Denis Mukwege, Janna Levin, Werner Herzog, Contardo Calligaris e Luc Ferry.

Importante:

- Vagas ESGOTADAS para o Fronteiras do Pensamento Porto Alegre 2019. 

 

Conferencistas Fronteiras do Pensamento 2019

GRAÇA MACHEL 

"Um primeiro passo é identificar as mulheres que podem intervir nas comunidades, mas o mais importante é dar condições para que elas próprias se integrem e elejam quem as representa."

Graça Machel (Moçambique) é política e ativista pelos direitos humanos. Em territórios pobres e carentes de investimentos e de direitos humanos, Machel defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela, espelha-se na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

 

PAUL AUSTER 

"Um romance não pode influir na história de modo amplo, mas pode criar empatia, pois põe foco sobre vidas humanas, mostra que cada vida importa, que cada vida merece atenção."

Paul Auster (Estados Unidos) é autor de livros como A trilogia de Nova York, O livro das ilusões e 4321, romance indicado ao Man Booker em 2017. Nova York é o cenário dos livros de Paul Auster. A grande metrópole, com seus habitantes e dramas, está nos romances de Auster, que trazem reflexões existenciais, paradoxos e coincidências.

 

ROGER SCRUTON 

"Remova a religião, a filosofia, a arte e você tirará os caminhos para que as pessoas representem sua individualidade. A natureza humana, uma vez algo que servia como motivação, acabou virando uma questão de sobrevivência."

Roger Scruton (Inglaterra) é autor de mais de 40 obras sobre filosofia, política e estética. Considerado um dos mais importantes filósofos da atualidade, Scruton explica que a beleza está desaparecendo do mundo porque vivemos como se ela não importasse. Sobre a beleza, também produziu para a BBC o mundialmente conhecido documentário Por que a beleza importa?.

 

DENIS MUKWEGE 

"Não são apenas os violentadores que são os responsáveis por seus crimes, mas também aqueles que escolhem olhar para o outro lado."

O médico Denis Mukwege (Congo) retorna ao palco do Fronteiras do Pensamento após receber o Prêmio Nobel da Paz em 2018. Reconhecido por seu trabalho humanitário no tratamento de mulheres vítimas de violência sexual, já tratou dezenas de milhares de pacientes com traumas ocasionados pela violência. Para Mukwege, um homem deixa de ser homem quando não sabe oferecer amor e esperança aos demais.

 

JANNA LEVIN 

"Somos o produto deste universo. Este código cósmico está gravado em nós. Assim como nossos genes carregam as memórias dos nossos ancestrais biológicos, nossa lógica carrega a memória da nossa ancestralidade cosmológica."

Janna Levin (Estados Unidos) é física teórica e astrônoma norte-americana. Com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, ela busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Professora de física e astronomia, Levin escreve sobre a obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo.

Desvende a relação entre o homem e o universo com Janna Levin. 

WERNER HERZOG 

"Não se trata apenas dos meus sonhos, mas dos seus também. A única diferença entre você e eu é que eu consigo articulá-los. É disso que se trata a poesia, a pintura, literatura ou o cinema. É meu trabalho, porque esta pode ser a crônica interna do que somos. Precisamos nos articular ou seremos como vacas em um campo."

Werner Herzog (Alemanha) é um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra. Sua obra densa e controversa conta com filmes e documentários como Aguirre, Fitzcarraldo, Nosferatu e O homem-urso. Herzog é um diretor mundialmente reconhecido por retratar o misticismo, o desconhecido e a tragédia no mundo.

Conheça o olhar de Herzog sobre a humanidade. 

CONTARDO CALLIGARIS 

"Angústia é descobrir que somos pedaços de carne largados num planeta perdido e menor, e que tudo isso não faz sentido algum."

Contardo Calligaris (Itália, radicado no Brasil) tem uma trajetória marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório ou em seus textos e livros, o psicanalista aborda as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos - em especial, a suposta obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos.

A sociedade volta ao divã no Fronteiras 2019. 

LUC FERRY 

"Minha questão é saber como o ser humano pode viver melhor, e isso só a filosofia é capaz de responder."

Luc Ferry (França) volta ao Fronteiras após quase uma década para fechar a temporada de conferências com um dos temas mais ligados ao sentido da vida humana: como buscar, efetivamente, a sabedoria e o amor. Um dos principais defensores atuais do humanismo secular e da espiritualidade laica, Luc Ferry entende que a filosofia traz as respostas para que o homem possa superar seus medos, que são os obstáculos que impedem que ame os outros e seja livre.

Do nascimento da filosofia ao palco do Fronteiras do Pensamento 2019: compreenda o sentido que sempre uniu a humanidade nesta temporada do projeto. 

Compartilhe: