Postado em ago. de 2023
Sociedade | História | Ativismo e Causas Humanitárias
Roda Viva Entrevista o Filósofo Michael Sandel
Uma Conversa Envolvente sobre Democracia, Valores e Cidadania.
“O lugar da filosofia não é nas nuvens, nem mesmo nas universidades: seu lugar é nas cidades e nas favelas, onde os cidadãos se reúnem e debatem questões importantes sobre como devemos conviver juntos.” - Michael Sandel
Na noite desta segunda-feira, dia 14 de agosto, foi ao ar o episódio do programa Roda Viva estrelando o mais recente conferencista da temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento: Michael Sandel, professor de Harvard e filósofo reconhecido mundialmente pelos seus livros e trabalho centrado na justiça, valores e cidadania. Há 35 anos no ar, o Roda Viva é um clássico programa da televisão brasileira, que abre espaço para a pluralidade, cultura, política, economia e o conhecimento. Apresentado por Vera Magalhães, a bancada de entrevistadores incluiu nomes como Gabriela Prioli, mestre em Direito Penal e apresentadora do programa Saia Justa na GNT; Thiago Amparo, professor na Faculdade de Direito da FGV-SP e colunista da Folha; Juliana Wallauer, roteirista, apresentadora e co-fundadora da plataforma Mamilos de Diálogo; Paula Miraglia, doutora em Antropologia e diretora-geral do Nexo Jornal e da Revista Gama e Joel Pinheiro, filósofo, economista e colunista da Folha de S.Paulo.
Os questionamentos abrangeram diversos tópicos como ações afirmativas, o extremismo político, ataques a instituições democráticas e o reconhecimento de trabalhadores. Grande parte das perguntas levantadas aludiram aos tópicos do recente lançamento da releitura da obra “O descontentamento da democracia: uma nova abordagem para tempos periculosos” de Sandel. Acontecimentos como a pandemia, o ataque ao capitólio estado-unidense dia 6 de janeiro de 2021, e as invasões às sedes dos Três Poderes da República no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília demonstram a real globalização da polaridade e divisão política, social, cultural e econômica semeadas durantes os últimos anos. Sandel reforçou que cada vez mais nos encontramos em bolhas de eco dentro de nossos círculos e redes sociais, as quais apenas fortalecem perspectivas já estabelecidas e como isso compromete ainda mais nossa habilidade de engajar em diálogos públicos, democráticos e civilizados com quem possui visões divergentes.
Os entrevistadores visaram trazer as ideias transmitidas por Sandel nos auditórios de Harvard para os desafios contemporâneos do nosso país. Isso envolveu questões como a influência de ideologias nas salas de aula, assim como a diferença entre promover discussões sobre valores e impor tais valores nas instituições educacionais. Outros assuntos debatidos abrangeram a violência racial sustentada pelo estado no Brasil e como isso contribui para a marginalização e o ressentimento entre os cidadãos. Também foi abordada a questão da preservação da Amazônia e quem deve arcar com os custos, além da relação entre a cultura consumista e a cidadania democrática.
A rica e esclarecedora discussão reforça um dos principais pontos defendidos por Sandel: A formação de cidadãos bem informados e educados, capazes de participar plenamente em uma democracia genuína, requer a realização de debates democráticos plurais e livres. Reverberando as lições de Sandel, o Fronteiras do Pensamento tem como objetivo perene cada vez mais abrir portas para encontros intelectuais enriquecedores entre mentes diversas, promovendo a ampliação de horizontes e a expansão de ideias transformadoras.
Você pode assistir à entrevista do Roda Viva com Michael Sandel agora por este link.
Michael Sandel
Filósofo político e escritor norte-americano