Tecnologias para a vida é tema da Temporada 2022

Postado em mai. de 2022

Tecnologias para a vida é tema da Temporada 2022

As 12 conferências terão formatos on-line e presencial em Porto Alegre e São Paulo.


Compartilhe:


A Temporada 2022 do Fronteiras do Pensamento terá formato presencial e on-line e lança uma série de novidades que ampliam o conteúdo e enriquecem a experiência para os participantes do projeto. Serão 12 conferências, sendo 6 presenciais em Porto Alegre e em São Paulo, e outras 6 on-line. Todas estarão disponíveis na plataforma digital para assinantes. Os pacotes de ingressos – no formato presencial + on-line ou 100% on-line - estão sendo vendidos no site. 

A temporada trará ao Brasil grandes pensadores da atualidade, entre eles, o filósofo francês Luc Ferry, o escritor americano Steven Johnson, a psicanalista francesa Élisabeth Roudinesco e o físico brasileiro Marcelo Gleiser. As conferências presenciais ocorrem entre junho e novembro. As conferências on-line terão nomes nacionais como o neurocientista Sidarta Ribeiro, a geneticista Mayana Zatz e a pensadora digital Martha Gabriel, e estarão disponíveis na plataforma Fronteiras.


Uma das novidades desta edição é a realização das conferências na Casa da Ospa (Av, Borges de Medeiros, 1.501), sede da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e no Teatro Claro SP (Rua Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia Shopping Vila Olímpia – 5º piso).

Tecnologias para a vida


"A terceira revolução industrial terá um impacto em nossas vidas, nas próximas três ou quatro décadas, maior do que toda a evolução tecnológica anterior." A partir desta frase do filósofo francês Luc Ferry, o curador do evento, Fernando Schüler, desenvolveu o tema para a edição 2022 do Fronteiras do Pensamento: Tecnologias para a vida.

A rápida mutação tecnológica é o grande fato da vida contemporânea – mais visivelmente nas dimensões ecológica e econômica; mais sensivelmente nas dimensões social e existencial. "O ponto é que a tecnologia carrega consigo um aspecto sombrio. As redes sociais geraram patologias inesperadas e ainda pouco compreendidas. O debate público se tornou um território tribal, feito de ódios e baixa empatia; a inteligência artificial permite amplos processos de controle de opinião, invasão de privacidade, e apresenta mesmo um horizonte distópico. São os riscos de um mundo que avança com inédita velocidade. Um mundo fascinante, do qual ninguém está disposto a renunciar," afirma Schüler.


FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2022

16ª TEMPORADA – TECNOLOGIAS PARA A VIDA

 

Conferências presenciais


Stuart Firestein e Natalia Pasternak

Frédéric Martel

Steven Johnson

Luc Ferry

Élisabeth Roudinesco

Marcelo Gleiser

Conferências online

As seis conferências estarão disponíveis na plataforma digital exclusiva do projeto. Os conferencistas já anunciados são Jorge Caldeira, Maria Homem, Martha Gabriel, Mayana Zatz, Rodrigo Petrônio e Sidarta Ribeiro.


Sobre os conferencistas

 

Steven Johnson

Renomado especialista norte-americano em história das invenções, nas áreas da saúde e da inovação, é considerado o “Darwin da tecnologia” especialmente pelos best-sellers De onde vêm as boas ideias, Emergência, Cultura da Interface e O mapa fantasma. Autor de outros nove livros, traduzidos para mais de 10 idiomas, é graduado em semiótica pela Universidade de Brown, pós-graduado em literatura inglesa pela Universidade de Columbia e é professor da NYU. 

 

Stuart Firestein e Natalia Pasternak

Renomado pesquisador da Universidade de Columbia, onde preside o Departamento de Ciências Biológicas, o neurocientista norte-americano é reconhecido por seus estudos sobre a natureza do olfato. Atuou nas universidades de Yale, Paris VI e Cambridge, e há mais de 15 anos ministra um curso sobre as incertezas do processo científico, que originou os livros Ignorância: como ela impulsiona a ciência e Failure: Why Science Is So Successful. 

Eleita uma das mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2021, de acordo com a BBC 100 Women, Natalia é microbiologista e pesquisadora da Universidade de Columbia e preside o Instituto Questão de Ciência. Escreve para a revista britânica The Skeptic e é autora da obra Ciência no cotidiano, premiada com o Jabuti.




Frédéric Martel

Um dos escritores franceses mais lidos da atualidade, é autor de Mainstream e Smart, obras fundamentais para refletir sobre as indústrias criativas e a cultura digital em mais de 50 países. Doutor em ciências sociais pela EHESS, França, o jornalista é mestre em ciências sociais, filosofia, ciência política e direito público pelas Universidades de Paris I e II e professor na ZHdK, Suíça. Publicou também o polêmico best-seller do New York Times, No armário do Vaticano, livro mais vendido em 12 países e traduzido para 20 idiomas. 

 

Luc Ferry

Um dos filósofos franceses mais lidos da atualidade, é reconhecido por obras que trouxeram a filosofia de volta ao cotidiano. Doutor em ciência política pela Universidade de Reims, onde atuou como professor, também lecionou nas universidades Caen Normandia e Paris VII. É autor do best-seller Aprender a viver, e também de A inovação destruidora e A revolução transumanista, entre outras 70 obras.

 

Élisabeth Roudinesco

Considerada a mais importante historiadora da psicanálise, a psicanalista francesa é mestre e doutora pela Universidade de Paris VIII e professora na Universidade de Paris VII. Escreveu obras fundamentais como História da psicanálise na França e as premiadas biografias Jacques Lacan e Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Seu mais recente livro, entre os 20 títulos já publicados para mais de 30 idiomas, é O Eu Soberano: ensaio sobre as derivas identitárias.

 

Marcelo Gleiser

Primeiro latino-americano contemplado com o Prêmio Templeton, conhecido como “Nobel da espiritualidade”, o físico teórico brasileiro é professor do Dartmouth College há mais de 30 anos e pós-doutor pelo King’s College de Londres, pelo Fermilab de Chicago e pela Universidade da Califórnia. É membro da Sociedade Americana de Física e autor dos best-sellers A harmonia do mundo, A dança do universo e O fim da Terra e do Céu. 

 

Conferencistas on-line

 

Maria Homem

Psicanalista clínica, é uma das intelectuais públicas mais lidas e vistas do País, autora de Coisa de menina? e Lupa da alma. Escreve para o jornal Folha de S. Paulo e acumula mais de 200 mil seguidores no seu canal do YouTube, nos quais aborda questões contemporâneas como gênero, sexualidade, vida digital e diversidade. É psicóloga, doutora em letras e pesquisadora pela USP, mestre em psicanálise pela Universidade de Paris VIII e professora da FAAP há mais de duas décadas. 

 

Jorge Caldeira

Reconhecido por seus relatos inovadores sobre o País, é autor do best-seller História da riqueza no Brasil. Cientista social, mestre e doutor pela USP, publicou Mauá: empresário do Império, e outras 18 obras que recontam a história brasileira. Seu mais recente livro, Brasil: paraíso restaurável, discute as potencialidades do País diante da economia verde. Publicou também obras sobre Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio, Noel Rosa e outras personagens citadas em livros como 101 brasileiros que fizeram história e História do Brasil com empreendedores.

 

Martha Gabriel

Professora de Inteligência Artificial na PUC-SP e professora visitante no Insper. É mestre e doutora em Artes pela ECA-USP, com graduação em engenheira civil e especializações em design gráfico, marketing e comunicação, além de formação executiva no MIT Sloan School of Management. Reconhecida como uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil, é embaixadora da ONG Geek Girls LatAm e é futurista pelo Institute For The Future (IFTF), Estados Unidos. Autora dos best-sellers Marketing na Era Digital e Educ@r: a (r)evolução digital na educação.

 

Mayana Zatz

Reconhecida internacionalmente como uma das principais cientistas brasileiras da atualidade, coordena o Genoma USP, maior centro de estudos em doenças genéticas da América Latina. É pós-doutora em genética pela UCLA, Estados Unidos, e pesquisadora do Instituto de Biociências da USP. À frente do projeto 80mais, o primeiro banco genômico de idosos da América Latina, já mapeou dois milhões de variantes genéticas inéditas, resultando no livro O legado dos genes: o que a ciência pode nos ensinar sobre o envelhecimento. 

 

Sidarta Ribeiro

Reconhecido como um dos maiores especialistas do país em substâncias psicoativas, é autor do best-seller O oráculo da noite e do recém-lançado Sonho manifesto. Neurocientista e biólogo, é doutor pela Universidade Rockefeller e pós-doutor pela Universidade Duke, Estados Unidos. É professor e pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN. Também publicou Maconha, cérebro e saúde e Song, Sleep and the Slow Evolution of Thoughts. É  colunista da Carta Capital e escreveu para a revista Mente e Cérebro

 

Inscrições: www.fronteiras.com

Informações: relacionamento@fronteiras.com

Fone: (11) 97624-7423

Whatsapp: 11 93775-5752

 

Compartilhe: