Michael Sandel

Michael Sandel

Filósofo político e escritor norte-americano

Apontado pelo The Guardian como “o mestre das grandes questões da vida” e reconhecido pela Associação Americana de Ciências Políticas pela excelência de sua carreira no ensino, foi como professor do curso Justiça, de Harvard, que Michael Sandel se tornou mundialmente conhecido.

Suas aulas já somam dezenas de milhares de estudantes de todas as partes do mundo e discutem dilemas morais e éticos para analisar a justificativa das pessoas sobre suas posições e atitudes cotidianas. O curso inspirou a série The Global Philosopher, da BBC, conduzida pelo autor, com participação de convidados de vários países.

Autor de best-sellers como Justiça: o que é fazer a coisa certa, O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado e A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum?, defende um novo modelo de convivência, capaz de resgatar a solidariedade entre as pessoas de origens distintas.

Filósofo político norte-americano, integra a lista dos principais pensadores globais da revista Prospect. Defende a democratização das discussões filosóficas, longe da terminologia rebuscada e mais perto das pessoas comuns.

Sandel é um crítico contumaz da chamada meritocracia. O pensador defende que a ideia de que todos podem vencer, bastando para isso tentar e acreditar, é uma grande armadilha contemporânea diante da crescente desigualdade e do funil da mobilidade social, acentuados pela pandemia da COVID-19.

Compartilhe: