O mundo pelos olhos da arte

Postado em mai. de 2023

Literatura | Cultura | Futuro e Tendências Globais

O mundo pelos olhos da arte

Sob o tema ‘A inutilidade necessária’, a escritora espanhola mostra como a arte nos orienta entre o caos e a ordem.


Compartilhe:


“Todas as nossas vidas são menores que os nossos sonhos”, conclui Rosa Montero na conferência que abriu a Temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento, em São Paulo, dia 30 de maio. A escritora espanhola afirmou a essencialidade da arte para a vida humana.

“Escrevo como se fosse salvar a vida de alguém, provavelmente, a minha”, afirma. Para Rosa Montero o que chamamos de realidade é uma grande ilusão. Construímos nossas existências como narrativas de nós mesmos. “Somos palavras em busca de sentidos”.

Foi na infância que Rosa Monteiro começou a escrever, após uma tuberculose. Ali não nascia, mas despertava uma escritora que, acredita ela, existe em todos nós. “Todos somos romancistas de um só romance que é a nossa vida”, explica.

O processo criativo, descreve Rosa, demanda “uma tormenta perfeita” de estímulos cerebrais que conectam referências de formas inusitadas. É um fenômeno natural no mundo lúdico das crianças, interrompido pela realidade adulta. 

O que chamamos de realidade, aliás, foi por muitos anos a única matéria-prima da autora. Aos 17 anos, cursou filosofia, mas trocou o curso pelo jornalismo (1969), profissão que exerce até hoje nas páginas do diário El País.

Depois passou a entrelaçar realidade e ficção com genialidade. Com A louca da casa (2003) recebeu o Prêmio Grinzane Cavour de literatura estrangeira e o Prêmio Qué Leer para o melhor livro espanhol, distinção que também foi atribuída, em 2006, a História do rei transparente (2005). Em 2017, o conjunto de sua obra foi reconhecido pelo Prêmio Nacional das Letras Espanholas.

Em Nós, mulheres (2018), ela reúne figuras como Agatha Christie, Simone de Beauvoir, Frida Kahlo e outras que situam a figura feminina no seu devido lugar: o centro da História. “A história que nos contaram é mentirosa. Mulheres sempre fizeram coisas incríveis”, denuncia. 

Rosa Montero não acredita em palavras como ‘legado’ ou ‘posteridade’. Segundo ela, são conceitos provavelmente masculinos. Prefere crer que colocamos palavras nos sonhos, enquanto aqui permanecemos. 

A conferencista também se apresentou em Porto Alegre, no dia 31 de maio. A conferência de São Paulo já está disponível na plataforma do evento, apenas para quem adquiriu um dos pacotes de ingressos do Fronteiras. Não perca essa chance!

Compartilhe:


Rosa Montero

Rosa Montero

Escritora e jornalista espanhola

Autora de best-sellers publicados no mundo todo, como "A louca da casa" e "Nós, mulheres", entre outros, foi reconhecida com alguns dos principais prêmios da literatura europeia contemporânea.
Ver Bio completa
Patrocinadores São Paulo
Patrocinadores Porto Alegre
Barra Logos Fortaleza